O QUE É PROJETO DE APRENDIZAGEM
Lançar nossas idéias e ideais de desenvolvimento de autonomia capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de regras eleitas, governar-se participar da gestão das ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, etc. Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998), cidadania, sociedade, justiça e liberdade a um alvo que atinja todos envolvidos no processo de aprendizagem, onde estes percebam-se co-autores/participantes responsáveis pela construção do conhecimento.
Projetar para aprender consiste muito mais do que ensinar através de um projeto que venha sanar dúvidas que pertençam a classe educacional, ou a problemas gerais da sociedade.
O Projeto de Aprendizagem oportuniza as novas forma de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.
As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da cooperação.
Projetar para aprender consiste muito mais do que ensinar através de um projeto que venha sanar dúvidas que pertençam a classe educacional, ou a problemas gerais da sociedade.
O Projeto de Aprendizagem oportuniza as novas forma de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.
As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da cooperação.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home