18 setembro 2006

Estatuto da Criança e do Adolescente

ECA
Lendo um artigo, na revista Nova Escola, "Com o ECA, professores transformam emoção em atitude", me chamou a atenção de como a grande maioria dos professores só ouviu falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, poucos, mas muito poucos mesmo, leram-no ou tomaram conhecimento de seu conteúdo.
Alguns até sabem que trata dos direitos e deveres das crianças mas não tem consciência de quais as leis que o embasam, aliás, toda a comunidade escolar deveria discutir e estudar o ECA. Os professores deveriam se reunir e pensar em projetos de divulgação , principalmente o artigo 53 e 58 que asseguram os direitos da criança e da família perante a escola e são complementares aos artigos 12, 13 e 14 da LDB, que enumeram os deveres das instituições de ensino, do professor e da gestão democrática da escola.
A revista, neste artigo, relata casos de crianças que foram beneficiadas porque seus professores mostraram aos pais a importância do estudo de seus filhos e disseminaram os fundamentos do ECA, por outro lado educadores lidando com problemas das crianças sem cometer deslizes que possam prejudica-las. Daí a importância do
ECA.
(Maura Echamende Crippa)

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Se estudarmos melhor o estatuto poderemos conhecer quais os deveres que competem aos alunos e não só os seus direito,pois quanto mais esclarecidos estivermos mais poderemos lutar pelos nossos direitos.

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Blogger Osório said...

Concordo com o teu pensamento pois hoje se divulga só o que é de interesse para alguns e para outros, e como na nossa sociedade há um jogo de interesses de todas as partes é provável que se não fizermos a nossa parte nunca seremos ouvidos e ninguem dirá nossos direitos e deveres dos alunos, pois claro nao convém. É uma luta minha fazer com que as leis cheguem em todas as casas de forma clara e objetiva a fim de que todos façam a sua parte.

ode

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Blogger Osório said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Blogger Osório said...

É interessante, inclusive que nós professores, além de conhecermos o Estatuto da Criança e do Adolescente, também devemos trabalhar com nosso aluno,para que ele saiba que não é só direitos,mas que os deveres também fazem parte e, de preferência nas reuniões com os pais, também deve-se trabalhar, pois muitos só conhecem até onde vai seus interesses,o resto...é o resto e estão pouco se importando.
Aposto que depois disso, muitos dos problemas que enfrentamos na escola com alunos e até com pais iriam ficar bem menos rotineiros.
Teresinha Bernadete

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Por que nao:)

sábado, 21 novembro, 2009  

Postar um comentário

<< Home