03 julho 2007

Curso básico de Informática educativa

No período de 04/06 a 02/07 houve formação de professores aqui no NTE.
As escolas participantes foram E.E.E.F.General Osório e Instituto Estadual Maria Angelina Maggi e envolveram 04 professores.
O NTE ofereceu 21 vagas para realizar este curso, mas apenas duas escolas inscreveram-se e tiveram oportunidade de fazê-lo.
Sabemos do caos que as escolas vêm enfrentando e entre eles a falta de recursos humanos. A educação precisa ser reciclada e, conseqüentemente, os professores precisam dispor de tempo e investimento.
Das escolas que aqui trocaram suas aprendizagens, fica o muito obrigada e a certeza de que este foi apenas o primeiro passo para aprimorar seus conhecimentos e compactuar da alinaça professor X informática, uma vez que esta hoje pode ser a grande aliada no processo aprendizagem.
As colegas apresentaram um trabalho fantástico de produção textual e inserção de hiperlinks. Este é o da colega ELENA HAHN HENDLER de Três Cachoeiras. Em breve os demais trabalhos serão publicados.

Renascimento Cultural
História do Renascimento Cultural, artistas do Renascimento Artístico, Renascimento Científico, Arte na Renascença Italiana, grandes obras de artistas italianos
Davi : obra de Michelangelo (grande escultor e pintor italiano)
Introdução Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.


Características Principais- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo).- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:- Michelângelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina.- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais :Mona Lisa, Última Ceia.
Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar).Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.
Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas idéias para fugir da fogueira.
Contexto Histórico As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

What is the best short or from your home creative writing course available in London?


my website transvaginal mesh

segunda-feira, 18 março, 2013  
Anonymous Anônimo said...

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to
say that I have really enjoyed surfing around your blog posts.

In any case I will be subscribing to your rss
feed and I hope you write again very soon!

My site; costs of dental implants

sábado, 20 abril, 2013  
Anonymous Anônimo said...

Using Rubber Mulch Surfaces For Playgrounds Proper Mulching Techniques

Here is my weblog - mequon Tree nursery

segunda-feira, 22 abril, 2013  
Anonymous Anônimo said...

Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading?
I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's
the blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

Also visit my page; aradiginhersey.com

segunda-feira, 22 abril, 2013  

Postar um comentário

<< Home