12 junho 2007

19 de Maio: Dia da Solidariedade

No dia da Solidariedade, 19/05, houve uma oficina de Informática para os alunos da E.E.E.F. Professor Milton Pacheco. Os 15 alunos participantes haviam se inscrito na escola e receberam atendimento no Laboratório do NTE sob orientação das professoras Aline Oliveira, Silvana Silveira e Sirlei Trespach.
A solicitação dos alunos era entrar em contato com o computador...queriam aprender a ligar, desligar e jogar. Alguns atreveram-se a trabalhar sozinhos, mas a grande maioria solicitava nossa ajuda.
Foi uma manhã prazerosa e encantadora, uma vez que sentir a alegria dos alunos foi contagiante!!!!

Trabalho com alunos de 4ª série

Confiram o trabalho da professora Aline Oliveira, também do NTE, com uma turma de 4ª série sobre Projeto de Aprendizagem.
Essa proposta, bem como a da professora Silvana Silveira,em postagem anterior, está diretamente ligada à prática do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS ( 2006/2007 ).
Ambas estão realizando o curso a fim de tornarem-se Multiplicadoras do NTE.
Boas descobertas!!!!

O QUE É PROJETO DE APRENDIZAGEM

Lançar nossas idéias e ideais de desenvolvimento de autonomia capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de regras eleitas, governar-se participar da gestão das ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, etc. Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998), cidadania, sociedade, justiça e liberdade a um alvo que atinja todos envolvidos no processo de aprendizagem, onde estes percebam-se co-autores/participantes responsáveis pela construção do conhecimento.
Projetar para aprender consiste muito mais do que ensinar através de um projeto que venha sanar dúvidas que pertençam a classe educacional, ou a problemas gerais da sociedade.
O Projeto de Aprendizagem oportuniza as novas forma de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.
As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professore pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se enredados na construção da Aprendizagem, pelos nós da cooperação.

Projeto de Aprendizagem



Nos meses de março e abril a professora Silvana Silveira atuou no Laboratório de Informática com uma turma de oitava série, turma 85, da E.E.E.F. Professor Milton Pacheco. O trabalho desenvolvido visava a proposta de se trabalhar com Projetos de Aprendizagem, uma vez que este oportuniza ao educando/educador a construção coletiva e significativa da aprendizagem.
Confira o trabalho feito com os alunos, bem como a proposta de P.A. da professora clicando aqui.
Observe, nas fotos, a atenção dos alunos trabalhando no laboratório.






Sejam bem-vindos!!! Estamos retomando as tarefas e atualizando nosso blog!!!