18 setembro 2006

Filosofia na sala de Aula


A Filosofia na sala de aula tem sido a grande vilã dos fundamentos nas ciências humanas. Esse processo ocorre pelo fato de que os profissionais destinados a lecionar filosofia são professores que apresentam carga horária disponível e que, sendo assim complementam com as aulas desta disciplina. Não é conferida aos profissionais licenciados pelo curso para ministrar as as aulas. Ainda assim os temas abordados, nas referidas aulas, falam de religião, política, violência, e outros, deixando para trás o verdadeiro objeto da filosofia que é o pensar. Não queremos dizer com isso, que não se possa trabalhar com temas que foram citados, mas contudo, deve-se refletir profundamente sobre eles e enumerar soluções e argumentações sobre os mesmos.
Nossa maior indignação fica por conta da falta de valorização que dispensada para uma disciplina que deveria ser de maior relevância para todo o processo de aprendizagem. Pensar é preciso, necessário e obrigatório para todo o ser humano que está em desenvolvimento. Indispensável no processo de autonomia do individuo. Sei que muitos consideram a matemática e o português como disciplinas mais importantes, porém, de que adianta tudo isso se o pensar reflexivo não for desenvolvido adequadamente?
Lamentamos muito que ocorram fatos como esse. Talvez pareça que estejamos puxando brasa para o assado, pois como titular desta disciplina pensamos assim. Também estamos certos de que em algum momento será diferente. Já estamos vendo sobre a obrigatoriedade de filosofia nos currículos dos cursos, porém temos que nos voltar para verdadeira função da filosofia na sala de aula, o pensamento reflexivo, o pensar profundamente sobre as coisas. Saber argumentar e produzir apartir das nossas habilidades e contruir sem copiar. Ser autônomo, ou seja, autor de sua própria história.
Ser humano feliz é aquele que realiza, faz e se refaz!Link

Zeti.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acredito que para fazer nossos educandos pensar temos que explorar os mais diversos temas e proporcionar um espaço para as perguntas, os questionamentos e navegar neste sentido sem dar respostasd prontas

domingo, 24 setembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home