18 setembro 2006

PESQUISANDO NA INTERNET


ONDE ACHAR A INFORMAÇÃO NA INTERNET
A informação existe, mas como encontrá-la? Este é um grande problema que os usuários enfrentam ao navegarem pela rede mundial. Normalmente quando você vai fazer uma pesquisa, encontra dificuldades para selecionar qual o endereço mais confiável e mais completo. Outro problema é que nem sempre as pessoas conseguem guardar os endereços, por mais fáceis que eles sejam, uma letra errada é suficiente para não se localizar uma página.
Por isso foram criados os sites de busca. Eles armazenam informações sobre os mais variados sites e seus conteúdos. Os sites de busca permitem encontrar o endereço solicitado procurando através das categorias.
Também temos sites de busca que possuem mecanismos que permitem rastrear a palavra em quase todas as páginas da web.
Os sites de busca funcionam como ferramentas para a localização de informações na Internet, podendo localizar páginas em toda web, sites nacionais ou internacionais sobre diversos assuntos. A recuperação da informação varia de acordo com a tecnologia empregada para a busca. Alguns usam indexação manual, ou seja, classificam um determinado site pelo seu assunto genérico, outros possuem mecanismo que permitem a busca em todos os textos que os sites possuem. A eficiência de cada site depende do tipo de pesquisa. Para as pesquisas mais genéricas, tais como, endereço ou telefone de uma determinada empresa, basta recorrer aos catálogos, tais como, cadê e yahoo. Quando se trata de pesquisas mais específicas do tipo, um termo específico da medicina, neste caso deve-se recorrer a sites de busca que pesquisam em toda web, o altavista e o google são eficazes neste caso.
Alguns códigos são importantes para se pesquisar de forma dinâmica na internet como o uso de ( " ") , ( - ) e ( + ).
Fazer pesquisa com alunos na internet sem um objetivo anterior já traçado, também pode não ser proveitosa, pois pode tornar-se uma mera copia, cola e imprime. È preciso que o aluno visite no mínimo três sites antes de montar sua pesquisa e após , num segundo momento expor para ao grande grupo suas conclusões a partir do que ele pesquisou, ainda poderá ser construído um terceiro momento o aluno finalizar sua tarefa com uma resenha do tema pesquisado e discutido.
Daí poderemos ter certeza que realmente o aluno foi envolvido com a pesquisa.
Endereços para saber mais sobre pesquisa na internet:
www.revistanovaescola.com.br
Teresinha Bernadete.

3 Comments:

Blogger Osório said...

Muito interessante o assunto como pesquisar na internet, fácil e rápido é so saber filtrar o que se quer.Seguindo dicas ,de como pesquisar,já não nos parece tão complicado.Maura Echamende Crippa

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na medida em que começamos a trabalhar com as pesquisas podemos notar que a dificuldade vai diminuindo,conforme o nosso conhecimento aumenta .O temor de¨ perder ou estragar¨algo que foi feito pelo outro dá espaço a certeza do manuseio da máquina com toda a tecnologia que ela pode oferecer.

segunda-feira, 18 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

segunda-feira, 18 setembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home