24 setembro 2006

Filosofar é preciso


Após realizar pesquisa na Internete sobre a importância da filosofia nas escolas e principalmente aos nossos educandos de todas as idades principalmente as crianças e os jovens que nos últimos tempos estão apresentando um grande desinteresse em realizar leituras, formando assim sua própria opinião é aí que acredito que a Filosofia deverá buscar meios de envolvê-los. Li então alguns textos importantes onde um deles segue o link no título e os demais no final da postagem.
A filosofia é colocar perguntas...é colocar-se em uma postura questionadora, de maneira sistemática, as crianças e os adultos precisam se colocar em níveis iguais, não sabemos tudo estamos sempre aprendendo e muitas vezes nós educadores esquecemos disto, precisamos propor atividades onde instigue o aluno a pensar, refletir sobre os maois variados problemas, dar respostas não é o caminho ideal, necessitamos de alunos que queiram buscar, que façam perguntas, que tenham muitas dúvidas e que vá em busca de respostas, para descobrir novos fatos tornando a aprendizagem significativa.
Constantemente nos deparamos com situações em que às vezes precisamos tomar decisões rápidas , sem perder muito tempo com reflexões e questionamentos. Porém em momentos mais silenciosos, é muito importante nos colocar numa postura reflexiva e profunda, habituando-se a refletir buscando respostas para nossas crises e as crises da nossa sociedade.
Quem tem o costume de refletir aproveita todos os espaços que lhes são oportunizados, tais como: na fila do banco, no caminho para a escola, em uma viagem de ônibus, na reunião...são várias as situações que precisamos refletir e com os educandos sejam eles de qualquer idade precisam discutir e qustionar os mais variados assuntos entre eles eu citaria a violência, ética, política, saúde, drogas, miséria, ecologia, deveres e direitos, discriminação, desigualdades ... penso que precisamos aproveitar todas as curiosidades, perturbações e questionamentos dos nossos jovens para filosofar, mas sempre pensando que em muitas situações necessitamos também colocar em prática todo o nosso discurso.

http://www.hottopos.com/rih6/dora.htm