25 setembro 2006

Educação Ambiental: O lixo da tecnologia

Os avanços tecnológicos do século XX trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade: o tratamento e a cura de doenças possibilitam uma maior expectativa de vida, a modernização e popularização dos meios de comunicação permitem que os acontecimentos sejam transmitidos em tempo real para todo o mundo, eletrodomésticos vieram para agilizar funções básicas do dia-a-dia.
Diariamente convivemos com lançamentos, o que era novo e moderno a cerca de um mês, hoje está ultrapassado, obsoleto.
Essa produção em massa de novidades aguça nosso consumismo, nossa vontade de estar em dia com o novo, queremos seguir a moda, as tendências.
E aquilo que já não nos serve? O consumismo desenfreado gerou a cultura do descartável: não é mais útil vai para o lixo.
São inegáveis os benefícios, mas a era moderna nos trouxe um grande problema, a quantidade de lixo que produzimos todos os dias.
Se reflertirmos apenas em termos de embalagens: quem de nós leva sua sacola de compras ao supermercado? Trazemos tudo em sacolinhas plásticas, cuja matéria-prima é o petróleo um recurso natural não-renovável.
O ser humano retira da natureza o que precisa e a ela acaba devolvendo seus restos.
A busca pelo desenvolvimento sustentável, equilibrando lucros e prejuízos financeiros e ambientais, é fundamental para a garantia da nossa sobrevivência.
Nesse sentido, o desenvolvimento de uma consciência ecológica, refletindo sobre o que pode ser reaproveitado antes de ser inutilizado, é o dever mínimo de cada um de nós.

Izabel Andrade

http://www.ambientebrasil.com.br
http://www.pucpr.br